top of page
Residentes
A Fábrica é uma verdadeira casa para muitos projectos, um templo laboratorial da multiculturalidade e do cruzamento entre as linguagens artísticas. Na nossa programação semanal é possível sempre encontrar programas residentes entre outros eventos pontuais. Fazem parte do nosso quadro de residentes:
JÚLIO RESENDE TRIO
Júlio Resende é músico, pianista e compositor português. É um dos mais internacionais músicos portugueses e conta já com oito álbuns editados, num percurso que se inicia no Jazz, passa pelo Fado e pela Palavra, e chega recentemente ao pop-rock. É o mais antigo artista residente da Fábrica. Os seus concertos costumam ser semanais, às sextas-feiras.
FADO FATAL COM
ANA MARGARIDA
Ana Margarida é a fadista da FBP. Semanalmente, às sextas-feiras, desafia músicos que admira a fazerem juntos uma viagem pelo universo fadista. Há Fado Jazz, Fado Tradicional, Fado de Câmara e Fado com worldmusic.
BEIJA FLOR
Beija Flor é uma festa de dança intimista e psicadélica de boas-vindas com lançamento em Lisboa. Trazendo seu sistema de som hi-fi para um espaço único, eles embarcarão em uma jornada de deep dance music sem fronteiras. Forma livre e solta. Para dançarinos e amantes da música.
Usualmente 1 vez por mês.
FORRÓ FACTORY
Um dos bailes de Forró mais antigos de Lisboa marca, quinzenalmente, presença na Fábrica do Braço de Prata lugar que, desde 2010, faz parte do crescimento do Espaço Baião e do Forró em Lisboa. Uma noite onde as sonoridades de um dos ritmos mais tradicionais do Brasil convida todos a mergulharem num ambiente de ode à cultura brasileira e seus grandes mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês, Jackson do Pandeiro e muitos outros. Se ainda não sabe dançar ou quer aperfeiçoar alguns movimentos para o baile, conte com uma aula aberta todas as sextas antes do baile.
JAM DE JAZZ DA FÁBRICA
A Jam da Fábrica é um projecto permanente que expressa em muitas dimensões o que é a FBP. Com entrada gratuita, o público é convidado para testemunhar e participar da experimentação e da colaboração entre músicos virtuosos. É um dos encontros dos nossos conceitos: por um lado, o laboratório; por outro, o museu vivo. Semanalmente, às quintas-feiras, às 22h30 na Sala Nietzsche, vemos a democratização do acesso à arte, aos seus instrumentos, às suas linguagens e aos seus fazedores
LINDU MONA
Lindu Mona nasce no conceito musical criado por Firmino Pascoal nos finais dos anos 80 para dar a conhecer e evoluir temas de influências étnicas de Angola misturadas com electrónica, jazz, e blues. O trabalho foi idealizado pelos anos 1970 com o objetivo de despertar o mundo para a música Africana. Em 1990 a Direção Musical de Lindu Mona era a do guitarrista Djone Santos e a Direção Artística do músico Nuno Faria. Depois de cerca de 40 anos chega o momento de revitalizar este projeto assumindo uma vertente Étnico electrónica. Por volta de 2010 e sobre a Direção Musical de Ndu (Fernando António Carlos) Lindu Mona reinventa-se percussiva e instrumentalmente. 2022 Marca a cada vez maior fusão da música acústica com a elétrica e a electrónica com a parceria Lindu Mona e Pedro Cardoso (DJNK).
MBYE EBRIMA
Nasicdo na Gâmbia e a viver em Lisboa, foi pela mão dos seus pais que recebeu a herança que mudaria a sua vida. Mbye Ebrima tinha 16 anos quando aprendeu a tocar Kora, um instrumento criado na sua terra natal e importantíssimo na história da África Ocidental.
MELH GHROUM
O jovem artista franco-brasileiro, Melh Ghroum, teoriza a virtude do experimentar e experimenta sem teorizar. É autodidata, e por isso é verdadeiramente um artista aprendiz. Ele entrega uma obra proteiforme, crítica, afirmativa, profunda, impregnada de filosofia e de técnica suportada por um minucioso trabalho. Criador de um estilo barroco-pós-surrealista - representativo de um início de século marcado por pandemias, colapsologia e individualismo, o artista chama as forças psíquicas estimuladas pelo surrealismo contra a tragédia do absurdo e do inevitável que liga os séculos 17 e 21 na perspectiva do sentimento dos seus habitantes - as novas forma expressivas, simbologias criadas e emprestadas, imagens figurativas que dizem ao mais íntimo do que elas são. A figura profética do poeta sumiu da literatura, mas encontra-se ainda na pintura de Melh Ghroum.
NOSSA RODA DE SAMBA
Nossa Rosa de Samba é uma jam de música brasileira com a base rítmica do samba, que acontece todas as quintaS-feira com entrada livre. O concerto passeia entre os subgéneros da música popular brasileira, com Elias Marra, Bruninho Percussa e Neném do Chalé. Outros músicos podem se juntar.
OS IMPROMIX
OS IMPROMIX é um grupo de teatro de improviso que está regularmente na nossa programação, sempre na sala Arendt.
Durante o espetáculo não sabemos se iremos rir ou chorar. Se será bom, excelente ou inesquecível.
PROJECTO BUG
O Projecto Bug é um ensemble de 12 elementos (dodecagneteto) que nasceu em Mafra, decorria o ano de 2010. Das reuniões para tocar música e encontrar amigos, foi criado um espetáculo que estreou nesta vila e, desde então, decidiram começar a levar o Projecto Bug com outra seriedade de forma a ir realizando os seus sonhos aos poucos. Usualmente na primeira sexta de cada mês.
SALSA JAM
Porque "Sin Salsa no Hay Paraíso", já diziam os "El Gran Combo de Puerto Rico", a Salsa Jam oferece um espaço aos amantes da Salsa e de todos os estilos musicais que condimentam esta fascinante cultura que está viva e que é de todos para todos! Querem celebrar a amizade, a partilha e a criatividade!
SPAT - Sociedade Portuguesa de Arte Terapia
A Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (SPAT), criada em 1997, é uma associação sem fins lucrativos, com cariz científico. A SPAT desenvolve as seguintes ações no âmbito da Arte-Terapia/ Arte- Psicoterapia:
-
Sala de atendimento própria para o Programa Social de Arte-Terapia (PSAT)
-
Realização de Workshops de Arte-Terapia pelos membros da SPAT abertos ao público geral interessado nas áreas de desenvolvimento pessoal e criativo.
-
Realização dos Mini-Cursos que fornecem as bases teóricas e práticas do método português em Arte-Terapia.
STAND UP PHILOSOPHY
COM NUNO NABAIS
Nuno Nabais e o seu Stand Up Philosophy são semanais na Fábrica, às quintas-feiras. Este programa já foi comédia, já foi tragédia, hoje é uma ode ao acabar do fim.
STORYTELLING LISBOA
O Storytelling Lisboa é um programa de contação de histórias e tem tanto edições em inglês quanto em português. As edições em inglês acontecem todo mês e as edições em português a cada 02 meses.
TERTÚLIA TRAD
Na TERTÚLIA TRAD tudo (ou quase tudo!) pode acontecer: uma dança, uma música, um baile, um concerto, uma sessão DJay Folk ou uma jam-session, para a qual os músicos são sempre bem-vindos.
Juntem-se a nós, amigos e conhecidos, caras novas e caras de sempre, bailadores e curiosos!
bottom of page